SOLUÇÕES E SERVIÇOS SERVIÇOS Desenho e Modelos de Cash Flow Forecast

Metacase.pt

Desenho e Modelos de Cash Flow Forecast

As informações de Cash Flow Forecast constituem actualmente um tema central junto das administrações e direcções financeiras de todos os grupos e empresas.

Se no passado (em épocas de crescimento económico) o tema já era considerado relevante, hoje em plena crise, os grupos e empresas, confrontados com um ambiente de crédito cada vez mais difícil, em que o financiamento é muito escasso, onde a pressão de falta de acesso à liquidez é enorme, sentem uma violenta pressão, pelo que as informações de Cash Flow Forecast são decisivas.

Existe uma necessidade tremenda em ter um controlo absoluto sobre os fluxos financeiros,  uma visibilidade fiável e precisa da previsão de curto e médio prazo, possibilidade de gerir eficientemente o working capital e controlar em tempo real as condições, limites, utilizações e disponibilidade dos contratos e linhas financeiras.

A MetaCase como parceiro de excelência de grupos e empresas e com base numa experiência acumulada de implementação e utilização de diversos packages de software de diferentes origens, verificou que a maioria dos grupos e empresas  apenas têm uma visibilidade do dia-a-dia e não de um Cash Flow Forecast de curto e médio prazo. Isto traduz-se, na pratica, na utilização simultânea de N folhas de Excel para completar esta grande deficiência que resulta naturalmente num enorme esforço manual, sujeito a erro, e com um enorme delay na entrega de informação aos decision makers.


Esta situação resultou de essencialmente dos seguintes factores:

 1)                  Implementação de produtos de tesouraria de uma geração anterior, desenvolvidos quando a preocupação da época residia na gestão do diferimento de data-valor, com o objectivo apenas de obter posição de tesouraria em data-valor de d e d+1, para optimização da posição de tesouraria numa base diária;

2)                  Instalação de componentes aplicacionais sem o estudo e trabalho prévio de consultoria, que englobe a fase de desenho do modelo conceptual de Cash Flow Forecast, cuja concepção assenta no entendimento do negócio do cliente e das suas variáveis críticas que influenciam a previsibilidade dos seus fluxos financeiros e como se relacionam;

3)                  Implementação de interfaces standards com os ERP’s, onde as informações recepcionadas e posteriormente colocadas nos referidos produtos, se convertiam em dados sem qualquer tipo de valor acrescentado, pois a informação previsional não era de todo fiável e correspondente com a realidade.

 

Na MetaCase entendemos que de forma a obter uma visibilidade fiável e precisa da sua Posição, Previsão e Orçamento de Tesouraria (previsão de fluxos financeiros a curto e médio prazo) é fundamental efectuar o levantamento e analise detalhada dos processos directivos, para que se possa definir um modelo conceptual aderente à realidade, uma vez que estes diferem por sector de negócio. Este trabalho encontra-se englobado na fase de Consultoria de Processos e de Fluxos Financeiros, metodologia da MetaCase.

É naturalmente crucial que este modelo possa ser consubstanciado do ponto de vista aplicacional na utilização de uma componente, cujo nível de flexibilidade estará naturalmente presente, na medida em que as variáveis e as regras inicialmente parametrizadas poderão e deverão ser alteradas e ajustadas futuramente, quer com base no comportamento histórico dos seus fluxos, quer com base nas alterações das condições de negócio. Perante este cenário, a MetaCase desenvolveu para o efeito, uma nova componente aplicacional da Plataforma Target One: T Cash Flow Forecast.