SOLUÇÕES E SERVIÇOS SERVIÇOS Consultoria de Processos e Fluxos

Metacase.pt

Consultoria de Processos e Fluxos

A MetaCase tem como base a realização de projectos onde numa primeira fase existe uma consultoria de processos para levantamento, análise, e definição de novos processos, com vista à sua normalização, simplificação e optimização. Este trabalho permite igualmente a criação de bases para a constituição de um centro de serviços partilhados em Grupos, com a centralização e a optimização destes processos.

Esta fase faz parte de uma metodologia inovadora desenvolvida pela MetaCase, sendo de fundamental importância, pois é onde estará definido e contemplado o modelo mais adequado para a gestão e optimização dos processos do Grupo ou Empresa, constituindo peça chave na implementação das novas soluções, processos e procedimentos, normalmente consubstanciados na implementação de uma Plataforma Global - ERP Financeiro - Target One que permite obter uma Visão Global e Interactiva na Gestão e Optimização de todos os Processos e Fluxos Financeiros.

 

Esta fase de consultoria de processos inclui os seguintes pontos:

- Levantamento e Análise dos Processos e do Modelo Actual;

- Identificação da Duração dos Processos Actuais;

- Identificação de Constrangimentos e Pontos de Melhoria;

- Proposta de Processo e Modelo Futuro, Forma de Implementação, Resultados Esperados, Vantagens e Estimativa de Duração do Processo Futuro.

 Para além deste ponto a nossa metodologia inclui a fase de consultoria de fluxos para analisar os processos directivos, no sentido de obter uma visibilidade fiável e precisa da posição, previsão e orçamento de tesouraria (previsão de fluxos financeiros a curto e médio prazo) do Grupo ou Empresa. Este fase engloba a definição do modelo conceptual adequado para montagem das peças que incluem o designado “Cash Flow Forecast”, de modo a que seja implementado um modelo aderente à realidade.

 A fase de consultoria de fluxos engloba ainda a análise para definição de processos e modelos de Cash Poolings. Este ponto poderá ainda ser completado com a implementação de um modelo de in-house banking, ou seja um modelo de conta corrente inter-company, onde a conta corrente terá diferentes origens: operações de tesouraria, cash pooling, facturação intra-grupo, e ainda o reflexo dos pagamentos e/ou os recebimentos centralizados por conta de outras empresas do Grupo (Payment and Collection Factories).

 

 Os produtos e ganhos da metodologia proposta são entre outros os seguintes:

- Normalização, simplificação, convergência e optimização de processos e fluxos financeiros;

- Criação de sinergias por homogeneização procedimental;

- Obtenção de ganhos de performance pela adopção de best pratices de mercado;

- Redução de custos operacionais e de FTE’s;

- Visão consolidada e centralizada dos fluxos financeiros para todas as empresas do Grupo, numa única plataforma tecnológica, permitindo a análise, simulação e tomada de decisão com base na visibilidade em tempo real dos fluxos financeiros a nível nacional e internacional;

- Criação das bases para centralização da função de gestão operacional de tesouraria numa única geografia (shared service treasury center), potenciando a optimização de recursos humanos;

- Facilitar processos de mobilidade entre empresas por uso de uma plataforma única, sob o mesmo manual de operações;

- Aumento de segurança, rastreabilidade e audit dos processos e das operações;

- Compliance com controlo interno e com mercado.